top of page
Chapadão que nomeia a região.

Serra da Canastra

Berço do Rio São Francisco, a Serra da Canastra está localizada no Centro-Sul de Minas Gerais e possui uma das mais belas paisagens do Brasil. Com dezenas de cachoeiras, entre elas a Casca D’Anta, maior queda do Velho Chico. Ela têm 186 metros de comprimento, enchendo os olhos dos visitantes com uma beleza deslumbrante.

 

O povo da Canastra têm muitas histórias para contar. De uma forma peculiar e hospitaleira, os Canastreiros representam Minas Gerais muito bem, e possuem identidades que só são encontradas na região.

 

A criação do Parque Nacional da Serra da Canastra, fez muita coisa mudar. Além de uma política de preservação do meio ambiente, muitos conflitos surgiram com as desapropriações de terras.

 

Em uma terra rica em diamantes, o garimpo foi proibido e o turismo veio como uma nova fonte de renda. Local onde o trabalho rural gera o sustento da família, as plantações de café e de milho estão por toda parte, e a de soja aparece como uma nova alternativa, fazendo com que a região também se desenvolva para produções em grande escala.

 

A pecuária leiteira é a principal fonte de renda rural da região, junto a ela aparece a produção do Queijo Canastra, que vem encantando o paladar nacional e internacional.

Berço do Velho Chico
Cachoeira Casca d'Anta
Pequenas pedras de diamantes
Plantação da fazenda do André Faria
Queijo Canastra
bottom of page