Serra da Canastra
Do Velho do Chico ao Queijo

Cultura
Ernandes e Adilson tocando viola e cantando algumas músicas do DVD Homem da Canastra
No berço do Rio São Francisco, a cultura caipira está presente na identidade do Canastreiro. A música sertaneja de raiz é o estilo preferido de uma grande parte da população da Serra da Canastra. Conhecemos Ernandes Almeida e Adilson Almeida, violeiros que nas suas músicas falam sobre a região, eles são primos e, junto com mais dois irmãos do Ernandes, Evando Almeida e Nengo Almeida, formaram o grupo Autênticos da Canastra, e com ajuda das pousadas locais criaram o DVD Homem da Canastra. As músicas autorais contam várias histórias da Serra da Canastra.
Música Guardião da Natureza, com coposição de Nengo, interpretada por Adilson e Evando
A religiosidade também é ponto muito presente na cultura local. Desde o rio, batizado em honra a São Francisco, até as festividades comemoradas em respeito a vários santos.

Imagem de São Francisco de Assis, mo alto da serra

Capela no meio da estrada, com vista para cachoeira Casca D'Anta
A culinária é uma forte referência da identidade mineira. Na mesa do canastreiro não falta queijo, goiabada e pão de queijo. Os bolos também são populares, principalmente o de milho e o de fubá.

Comida típica mineira
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Tradições
Folia de Reis: a Folia de Reis é um festejo, de origem portuguesa, ligado às comemorações do Natal católico. Atualmente, a festa mantém-se viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do Brasil. O festejo tem um caráter profano-religioso e faz parte do ciclo natalino, realizado entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, quando é comemorado o nascimento de Jesus.
A Folia é composta de quatro violeiros, um sanfoneiro, dois palhaços, o motorista da caminhonete, o percursionista com a zabumba e mais duas pessoas que carregam o estandarte com a imagem da sagrada família (menino Jesus, santa virgem Maria e São José). De carro a folia vai até a porteira de propriedades rurais. Assim que todos descem do carro, em fila, a ladainha começa: o estandarte á frente, os músicos atrás e os palhaços dançando.
Música Folia de Reis, com composição de Nengo e interpretada por Adilson e Ernandes
Festa de São Roque: a festa conta com uma novena realizada nas comunidades, barracas de comidas típicas, queima de fogos, missas todos os dias, programação infantil, grupos de oração, grupos de jovens, procissões, entre outros. Ocorre todos os anos no mês de agosto e é promovida pela paróquia municipal de São Roque de Minas.
São Roque (1295 d.c – 1327 d.c) é um santo da Igreja Católica Romana, protetor da peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É considerado, por algumas comunidades católicas, como protetor do gado. A sua popularidade, devido à intercessão contra a peste, é grande sendo padroeiro de múltiplas comunidades em todo o mundo católico, e de diversas profissões ligadas à medicina e ao tratamento de animais. A sua festa é celebrada no dia 16 de agosto.
Festa do Queijo Canastra: a festa conta com shows, exposições, rodeio, escolha da Rainha do Queijo e do melhor queijo Canastra da região. Realizada por muitos anos, a festividade reunia pessoas de vários municípios no entorno de São Roque de Minas. A tradição foi interrompida por motivos não explicados.