Serra da Canastra
Do Velho do Chico ao Queijo

Queijo
Queijos Canastra em maturação
Sabe aquela frase “Oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”? É verdade. Minas têm muitos encantos que não dão vontade de deixa-lá. A comida é um dos principais: rapadura, goiabada, aquele cafezinho, feijão tropeiro, frango com quiabo, doce de leite, pão de queijo e o queijo. Ahh, esse queijo… Quem vai a Minas não pode reclamar da culinária; ela é boa de mais sô!

Queijos Canastra com diferentes tipos de tamanho, sabor e textura, cada um tem um período de maturação
Falando em queijo, existem vários tipos desse produto: queijo minas, frescal, parmesão, muçarela, meia-cura, canastra, requeijão de corte, ricota e vários outros. Existe queijo para todos os gostos. Em Minas Gerais, um dos queijos mais tradicionais é o Canastra, que vem ganhando o mercado nacional e conquistando o paladar internacional.

Mesa de degustação de queijos Canastra do sítio do Ivair José de Oliveira
Objeto de desejo de vários apreciadores, o Queijo Canastra é uma iguaria tradicionalmente conhecida e certificada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil. A tradição do alimento vem de diversas gerações: praticamente todo produtor rural da Serra da Canastra, que têm gado, sabe fazê-lo.

Selo do Queijo Canastra feito de caseina, ainda em fase de teste
Em nossa visita à Serra, conhecemos duas produções: o Queijo do Ivair e o Capim Canastra, conhecido também como queijo do Guilherme. Os produtores são de gerações distintas, mas ambos com espíritos empreendedores. O primeiro nunca saiu da região; exerceu outras profissões e sempre teve o sonho de trabalhar na terra, fazendo dela seu sustento. O segundo nasceu em Limeira, no interior paulista, fez veterinária e nunca deixou de lado as raízes da família paterna; ele viu no Queijo Canastra mais que um produto, viu uma oportunidade de resgatar uma tradição cultural.


Maria Lúcia de Oliveira e Ivair José de Oliveira fazendo o Queijo Canastra


Neila Cristina da Costa Pereira e Ednar Djezzar Pereira, produzindo o queijo da Estância Capim Canastra