top of page

Serra

Chapadão da Babilônia em Delfinópolis, MG

A Serra da Canastra está no Centro-Sul de Minas Gerais, e abrange as cidades de Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Capitólio, São Roque de Minas e Vargem Bonita. A Serra recebe esse nome pois possui o formato do antigo baú canastra.

Chapadão em formato do antigo baú Canastra, é ele que nomeia a região

A ocupação da área ocorreu devido à busca dos bandeirantes por ouro e pedras preciosas, no século XVII. Com isso, foram formados pequenos povoados na região. E, por causa da fertilidade do solo e da abundância de recursos hídricos, esses povoados cresceram e se tornaram cidades.

Cidade de São Roque de Minas, vista do alto da serra

Uma das partes mais deslumbrantes do cerrado brasileiro está localizado na Serra da Canastra. No local, existe um Parque Nacional (PARNA) que tem a função de proteger a área da devastação e da ocupação desenfreada.

 

A Serra possui uma grande variedade de espécies tanto da fauna quanto da flora e dispõem de muitos recursos ecológicos. Ela abriga animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o pato mergulhão.

Vegetação de Cerrado, típica da Serra da Canastra

É na Serra que nasce um dos rios mais importantes do Brasil, o rio São Francisco, que junto com o rio Araguari forma a Bacia do São Francisco.

 

A bacia abrange uma área de drenagem de cerca de 640 mil km², que corresponde a 8% do território nacional e percorre 2.830 km em sete estados brasileiros, passando por mais de 521 municípios. Sua exuberância é tanta, que o rio é apelidado de “Nilo Brasileiro”.

 

Por meio de estudos recentes, foi descoberto que a nascente do Velho Chico está localizada no município de Medeiros, MG. No entanto, a nascente histórica continua sendo em São Roque de Minas, MG; atraindo milhares de visitantes durante todo o ano.

Correnteza do Rio São Francisco

Música Cercado de Saudade, com composição de Nengo e interpretada por Adilson e Evando

bottom of page